quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jornada de Cartéis

“Nenhum progresso é esperado senão o de uma exposição periódica a céu aberto dos resultados, assim como das crises de trabalho” Lacan em 11 de março de 1980.

Sustentado em seu funcionamento pelo desejo de cada um e sob transferência de trabalho, o movimento dos cartéis na Escola tem como função operar a proposta fundamental de transmitir e fazer avançar a Psicanálise.

O campo da Psicanálise se ordena pela lógica do não-todo, por um saber a ser inventado e, no enlaçamento que direciona sua causa está o nó, o buraco. É nessa via que a base de uma Escola se constitui.

Os testemunhos da experiência desta lógica trazidos pelos cartéis inscritos na Escola nos faz avançar e prosseguir no trabalho de invenção que a psicanálise convoca.

A Jornada de Cartéis da Escola Freudiana de Belo Horizonte/iepsi abre o espaço para esse trabalho, onde cada cartelizante possa apresentar sua produção final ou a questão que o instiga no momento. O objetivo também é que os cartéis participem com a elaboração possível num tempo de suspensão, como se uma pergunta tivesse sido feita: O que se passa no seu cartel? É o tempo de retornar à Escola os restos que, uma vez relançados, causem trabalho. "


Comissão de Jornadas de Cartéis:

Áurea Regina de Araújo Porto

Carmen Tereza Ribeiro Moreira Caram (Coordenação)

Rui Barbosa Junior


Nesse próximo sábado, dia 9 de abril, teremos a nossa Jornada de Cartéis.

Início: 8:00 hs

Término: 18:00 hs

Local: Escola Freudiana de Belo Horizonte/iepsi

Av. Prudente de Morais 287, 3° andar, BH

Contato: Telefax: (31) 3296-7544

ou pelo e-mail: escolafreudianabhiepsi@veloxmail.com.br

2 comentários:

  1. Muito boa a Jornada de hoje; só fui à sessão da tarde que fechou com chave de ouro, com a última mesa. Antonieta Cohen

    ResponderExcluir
  2. Queridos colegas, Carmen, Áurea e Rui.

    Parabéns pela organização e o ótimo aproveitamento
    que resultou da jornada de cartéis. Os textos mais curtos permitiram mais discussões e debates o que nos convida a avançarmos tanto na clínica como na transmissão como retorno de nossas experiências à Escola.Um abraço Maria Barcelos

    ResponderExcluir