A violação em Preciosa
(apresentação e discussão sobre o filme de Lee Daniels)
Flavia Drummond Naves
Psicanalista
Membro da Escola Freudiana de Belo Horizonte/iepsi
31 de março de 2011
Segundo Roland Barthes, existe uma situação de cinema, e esta situação é pré-hipnótica. Seguindo uma metonímia verdadeira, o escuro da sala é pré-figurado pelo devaneio crepuscular (prévio a hipnose, no dizer de Breuer- Freud ) que precede este escuro e conduz o sujeito de rua em rua, de cartaz em cartaz, a precipitar-se finalmente num cubo obscuro, anônimo, indiferente, onde deve-se produzir este festival de afetos que chamamos de filme.” ( Roland Barthes, Saindo do cinema. Psicanálise e cinema, p121). O festival de afetos que vamos discutir aqui chama-se “Preciosa”.
No filme de Lee Daniels, Preciosa é uma adolescente que sofre a violação de seus direitos e vive ameaçada na sua integridade física, moral e social. Qualquer pessoa está sujeita à violação dos direitos humanos, mas, ela atinge muito mais aqueles que são excluídos socialmente ou pertencem a minorias étnicas, religiosas ou sexuais. (Mario Augusto Bernardes. Pesquisa Golgle, 27/3/11.) Preciosa sofre os efeitos de todo tipo de preconceito: sofre por ser negra, gorda, pobre e mulher.
No filme, o expectador é conduzido a testemunhar as cenas de violação vividas pela adolescente na escola, nas ruas e no lar. A experiência de violência doméstica mostra os traços marcantes que conduzem Preciosa à uma posição de objeto na relação com as pessoas que a cercam. Nessa cena, o nome Preciosa dá consistência ao sentido de objeto de grande preço, moeda de troca que ela é para sua mãe, um meio de obter o auxilio família fornecido pelo governo ou mesmo a prenda oferecida ao pai para realizar o gozo perverso do casal. A adolescente vive num lar que não é regido por nenhum tipo de lei, é a barbárie. A proibição do incesto é negada: sua mãe sabe, seu pai sabe, mas, mesmo assim, submetem a filha aos abusos sexuais e morais. Inserida nesse jogo perverso, ela é reduzida a objeto de gozo dos pais.