sábado, 30 de outubro de 2010

O seminário, O despertar da puberdade: ESCRITAS DE UMA PASSAGEM, acontece na EFBH/iepsi.

 Instigados pelas questões suscitadas pelo tempo lógico de movimento da estrutura que a adolescência comporta, temos investigado as escritas da passagem adolescente na Literatura articulando com as dimensões do Imaginário, Simbólico e Real. O tema foi desdobrado em três vertentes: Escritos PARA adolescentes, Escritos DE adolescentes, Escritos SOBRE. Ainda que os três registros estejam presentes nas três vertentes, cada uma delas toca mais de perto respectivamente os registros do Imaginário, Real e Simbólico.


O texto que se segue foi produzido a partir dos estudos dos Escritos DE adolescente.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Minha Vida de Menina [1]

Maria Beatriz de Assis C Jardim
Psicanalista
Membro da Escola Freudiana de Belo Horizonte/iepsi


Existe certa polêmica sobre a autoria e autenticidade da obra de Helena Morley[2], na verdade Alice Dayrell Caldeira Brant.

Minha Vida de Menina foi escrito em 1893 e editado pela primeira vez em 1942, quando a autora já estava adulta.

Roberto Scharz, em “Duas Meninas”[3], descreve Helena como “uma menina precoce, que desenvolveu o sentido crítico e a capacidade de expressão num momento em que a criança ainda prefere a cozinha à sala, os empregados aos pais, os pobres e os trabalhadores à gente de bem, a mistura social e racial dos brinquedos de rua à propriedade e à distinção de classe”.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O vazio é determinante

Yáskara Sotero Natividade Veado
Psicanalista
Membro da Escola Freudiana de Belo Horizonte/iepsi


Uma paciente chega ao meu consultório com a queixa de ter uma ‘’coceira interna’’ há dois anos. A coceira se localiza no abdômen um pouco acima da cicatriz das três cesarianas.

_ “Quando a coceira aparece quase fico louca, a única forma de parar é com o uso de corticóide. A dosagem é de 40 mg ao dia e eu mesma diminuo quando a coceira é menor. Já passei por clínico geral, ginecologista, neurologista, alergista, psiquiatra e dermatologista. Com o clínico geral e a dermatologista faço consultas mensais, e são os dois que me medicam com Fluoxetina e corticóide, atualmente”.